Pular para o conteúdo principal

jardim das flores e espaguete ao pesto da cida

Dia de domingo, dia de macarronada! Liguei pra querida amiga cida. Tudo bem? Pois é!, hoje é domingo, disse-lhe ao telefone, como que sugerindo alguma coisa. Parece que percebeu, pois falou que iria fazer macarrão integral ao pesto para o almoço. Você quer vir?, perguntou. Já estou chegando, respondi em seguida. Não podia ficar de fora. Cheguei, bati palma, passei por um pequeno portão coberto por telha colonial e subi uma escadinha graciosa em ligeira curva. Muitas, muitas plantas.







Fui recebido por uma menina ao abrigo de uma janela envidraçada. Muito educada, após me cumprimentar, pediu que entrasse. A imagem era a de um quadro. E com moldura. Inesquecíveis aqueles lábios vermelhos. Seus olhos negros eram amendoados. Linda menina! E depois ainda ganhei um sorriso da cachorrinha, a nina. 









 Já na cozinha, após cumprimentar a cida, ela disse que iniciara o espaguete ao pesto com tomate grelhado.  Eram 500 gramas de massa, uma xícara de tomate maduro picado, uma xícara de muçarela (já vi escrito mussarela e muzarela) em cubos e 10 azeitonas pretas picadas. Já batia no liquidificador os ingredientes para a elaboração do pesto: 2 dentes de alho, 1 xícara de manjericão, meia xícara de azeite e 2 colheres de nozes - sem a casca, frisou. Sal a gosto. Depois de tudo batido, reservou.


 Fervia a água do macarrão integral quando fui apresentado aos convidados, todos muito gentis e cordiais. Eram de diversas estaturas.







Será que um pacote de espaguete dá para todo mundo?, pensei! Bem, a cida costuma fazer bastante comida! Se hoje for diferente,  pobre da gente!



Mas voltando à receita, enquanto fervia a água, a cida começou a grelhar o tomate, a muçarela e as azeitonas. Depois colocou tudo numa travessa. Em seguida adicionou a massa, já cozida e "al dente", e por cima de tudo jogou o pesto. Mexeu e remexeu.  Queijo parmesão ralado e pimenta a gosto. Pronto!






 Em seguida, a cida nos levou ao jardim. Entramos por um bonito portão de ferro e ela nos mostrou os crisântemos.









Em seguida veio o clerodendro.




Com muita alegria passou a  nos apresentar as plantas, suas amigas íntimas, dizendo seus nomes: helicônia e clívea.








 Flores de colorido intenso, o ser humano é capaz de coisas incríveis. E prosseguia, antúrio, alpínia rubra e pimenta. Muito prazer!, dizíamos. Era como se elas soubessem que iriam ser fotografadas, que havia reconhecimento. Tornavam-se ainda mais belas naquele momento.










Era um desfile de modelos deslumbrantes. Agora estamos ao lado do copo de leite e bulbine, dizia nossa anfitriã.









Há de se ter carinho, afeto, dedicação. Tamanha beleza não é em vão. A cida nos disse que os pássaros comem as frutas de suas árvores, como por exemplo a jabuticabeira. Encontrei na árvore alguns passarinhos. Ela também tem um papagaio, mas de pouca fala.





pocafala




E depois desse passeio, voltamos à mesa. Sorvete de morango feito em casa como sobremesa.




As convidadas ficaram tão admiradas e quase nada falaram. Aliás, não me lembro de algo que tenham dito. Parece que nada comeram. Cida!, muito obrigado! Sua amizade é necessária. Parabéns! Como já lhe disse uma de suas amigas, que não estava  no almoço, para fazer jardins tão lindos, só tendo uma alma linda. Ah, você sabe que pode contar comigo! Não se preocupe, estou sempre à disposição para um macarrão!, ehehehe...

Comentários

  1. Pai,
    Adorei o post. A Cida é artista, e suas fotos tb estão de artista! Parabéns! Pena que não cheguei a tempo do macarrão integral...hehe

    ResponderExcluir
  2. Esperamos um convite da amiga cida na próxima vez que formos a São Paulo. A Carla gostou do jardim. Disse que, com permissão da amiga cida, vai adaptar algumas ideias ao nosso jardim. Abraço
    Ramão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cida vai gostar da adaptação. Já quanto ao macarrão..., se vc quer minha opinião, depende do tamanho da sua porção, ehehehe!

      Excluir
  3. Jesus, sou eu novamente (BS). Quem é essa Cida e que lugar é esse? Que lugar lindo. É um restaurante, se for, você não deu o endereço. Se for uma amiga sua, aceitarei com muito prazer um convite para iremos eu e minha mulher (R.) para conhecer e provar esse macarrão delicioso e o lugar maravilhoso (que atrevido sou eu..rs., já me convidando...rs..rs. - mas aceito sim...rs..rs.). Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mistério... Não se preocupe que falarei com a cida. Direi a ela de sua intenção e reconhecimento. Mas para isso, que tal um adiantamento? ehehehe

      Excluir
  4. Jardim Maravilhoso. Lindas flores...uma aula de culinária e jardinagem!!!! Pena que eu não estava lá neste dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um ou uma concorrente. Já vi que da próxima vez serei obrigado a uma dieta. Os convidados serão de verdade. Mas tudo será uma felicidade!

      Excluir
  5. Estou agora como a cachorrinha NINA sorrindo. Sorrindo de sentir as palavras, cores, imagens, colocadas tão elegantemente, carinhosamente por vc. Jesus vc realmente é privilegiado, toca em nossas ALMAS! Parabéns por tudo, pelo dia especial que é hoje, que DEUS te abençoe cada vez mais, que o brilho em vc continue a cada dia mais, pois com alegria agradeço à Deus por fazer parte de sua família. JESUS, vc enfeita a minha vida!!!! Obrigada. Bjs no seu coração, com carinho da TATA

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Obrigado tata. De antemão convido a nina para o macarrão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Emoção! Santos! São Paulo

O cruzeiro é moeda antiga, em desuso, não vale nada! Já o cruzeiro de navio em Santos é atração valorizada! Tudo vai depender da interpretação que é dada! Os navios que saem do terminal de Santos são enormes, com mais de quatro mil passageiros de capacidade! Os cruzeiros são concorridos, é a busca da felicidade! As pessoas vão ao estuário para vê-los passar! Celulares, câmeras e drones prontos a filmar, a fotografar! Mãos a abanar, embarcação a apitar! É uma festa no canal!  Há gente de todo lugar, um espetáculo universal! O navio passa ligeiro! É passageiro! Há os que ficam e os que vão! Tudo é motivo de comemoração! É como chuva de verão! As águas que vêm, logo se vão! Se a vida é um sopro, que haja emoção! Viva!!! Boa viagem!!! Esses que puxam conversa sobre se  chove ou não chove - não poderão ir  para o Céu! Lá faz sempre bom tempo... Mario Quintana

Na rua, com amor! Lisboa! Portugal

  Lisboa é a capital de Portugal! A cidade foi quase totalmente destruída por um terremoto em 1755. Coube ao Marquês de Pombal traçar os planos de reconstrução. Ele disse que era necessário enterrar os mortos, cuidar dos vivos e reconstruir a cidade! E agiu com rapidez, trazendo prosperidade ao povo português! E pelas ruas reconstruídas pelo Marquês, que se chamava Sebastião, é que me entrego de coração, com esforço e câmera na mão, para buscar o movimento e a emoção! Boa viagem!!! "Lisboa-me, meu amor. Lisboa-me de Tejo. Lisboa-me de Fado e Mouraria. Lisboa-me na luz e na calçada. Lisboa-me de noite e de dia. Lisboa-me, amor, Lisboa-me!" José Paulo Santos

a bruxa de riquewihr - alsácia - frança

Riquewihr é um vilarejo medieval. É também conhecido por suas bruxas. Diz a lenda que um casal que vivia muito bem veio a se separar por causa da guerra. O marido faleceu de grave ferimento. A esposa sofreu muito, recolheu-se e passou a viver só, na companhia de seu gato preto. Os moradores a apelidaram de bruxa. Certo dia ela saiu de casa. O vilarejo estava tomado. O inimigo apavorou-se com seu longo soluço - era de tristeza pela morte de seu amado - e fugiu. Ela foi considerada benfeitora e protetora do lugar. Os habitantes passaram a colocar uma bruxinha em suas janelas para proteger suas moradias. E nesse vilarejo apareceu o homem de ilusões. Apreciava o vinho. Adorava as mulheres. Naquela manhã fria de inverno, uma refeição forte e um vinho da região aqueceriam seu corpo. Na rua principal do vilarejo havia muita opção. Restaurantes, negociantes de vinho, degustação. Ele procurou algo de seu agrado, desceu escadas íngremes em busca do vinho e tomou alguns goles antes do