Pular para o conteúdo principal

comidinhas da vovó julia - são paulo - brasil











Quem não se lembra da comidinha da vovó? A vovó já trabalhou fora, se aposentou, está em casa agora. É a comida caseira. Faz bem à saúde! O corpo e a alma agradecem. Parabéns à artista. Ela merece homenagem.  Entrar na cozinha é sua alegria, por a mão na massa, criar o prato do dia. Ela aproveita o pão amanhecido para fazer a bruschetta, pica a cebola, o tomate, temperinho verde. O tempero é de salada. Pode adicionar pimenta. Levar o pãozinho ao forno. Não esquecer de untar a forma. Quando o pão estiver quente, adicionar a salada e queijo ralado. Deixar até o queijo derreter. Pronto, é muito bom, você vai ver!






















Em seguida vem a empanada. A carne é moída, a cebola ralada, o ovo cozido, o alho picado, a azeitona cortada, o pimentão também ralado. Tempero verde, sal e pimenta a gosto. Adicionar uva passa ao final, depois de preparado o guisado. Armadas as empanadas, pincelar com ovo. Assar e em seguida degustar. Você vai adorar.












Hora da tortilha de batata. Cozinhar seis batatas médias, temperar. Deixar um pouco na geladeira para ficarem firmes. Em seguida cortá-las em rodelas e numa frigideira com um fio de azeite e uma colher pequenina de manteiga, dourá-las de ambos os lados. Num recipiente separado, bater três claras em ponto de neve, colocar as gemas, uma colher pequena de fermento, uma fritada de cebola com pimentão, tempero verde, pimenta e sal. Adicionar as batatas, misturar bem e voltar tudo para a frigideira, novamente untada. Quando tudo estiver bem firme, virar. Basta uma arremessada. Capriche na virada!














Panquecas de carne ou verdura. Feitas pela vovó, que é uma fofura. Bater no liquidificador um ovo, um copo e meio de leite, um copo de farinha de trigo, duas colheres de maizena, meia colherinha de fermento, uma xícara pequena - de café - de óleo, sal e uma pitada de açúcar. Bater até misturar bem todos os ingredientes. Deixar tudo num recipiente por 20 minutos na geladeira. Untar uma frigideira com óleo e manteiga, despejar o conteúdo com uma concha até cobrir o fundo da frigideira. A camada deve ser fina. Com uma espátula desprender pelos lados. Virar e dourar. Recheio a gosto. A carne é o guisado já mostrado. E a verdura da foto é a escarola, que após lavada vai ao microondas por 2 minutos. Espremida e picada, leve-a à frigideira com uma fritada de cebola, alho e pimentão. Tempere com sal, ovo cozido picado e pimenta. Rechear as panquecas, cobri-las com molho de tomate e queijo e levá-las ao forno. Pronto!













E agora o quibe vegetariano. Feito com espinafre e cenoura, por uma  querida "senhoura". A preparação do espinafre é a mesma da escarola que foi na panqueca. Aqui vai cenoura ralada. Descansar o trigo em água quente por 20 minutos. Espremer. Não esquecer da fritada, juntando-a ao espinafre e à cenoura. Temperar com hortelã picada, tempero verde, sal, pimenta, azeite e meia colherinha de canela em pó. Amassar bem. Colocar tudo numa assadeira untada, cortar em cubos, regar com azeite e levar ao forno para assar. É leve e saudável. Você vai amar. 





















"Boa cozinheira! O cumê cheira!"
(dito popular)













Comentários

  1. Mamita vamos sentir saudade desses dias que passamos inventando pratos,indo na feira, e falando besteiras... e de quebra ainda ajuda na postagem. Bjs obrigada e volte sempre. Grande CHEF. Lékita.

    Je muita criatividade na postagem...parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada filhinha. Véinha!

    ResponderExcluir
  3. Esa viejita es muy especial!!!
    Estoy muy celosa…
    Querida viejita quiero probar todo o que haces ahí.
    Te amo mucho y estoy extrañándote
    Besos.

    ResponderExcluir
  4. Hola querida familia, que bonita!!! estais tía!!! Sabía yo de tus dotes culinarios, lo que no sabía era de tus dotes de "artista" posando para las cámaras y enseñando tanto!! talento.
    Los felicito!!!
    Y mi primita Chef? donde está con sus platos? he oido hablar muy bien!! de ellos.
    Besos a todos!!!
    Mirtita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirtita amada! Gracias por el mensaje... te queremos mucho. Estoy loca de ""saudade""de mis hijos prestados. Cuándo uds van aparecer por aca?? Besitos Lékita.

      Excluir
  5. hummmmmmm!!!!! Deu água na boca...hummmmmm!!!!! Que vovó linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios. Venha degustar... de vovó julia

      Excluir
  6. Que vovó linda? Hummm... Vovó Fofura tem admirador na área. Agora, simbora pra Caxias porque essa postagem fez minha barriga roncar. Até a Carolina que só gosta de leite quer essas delícias provar. Bjs Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinha! Até vc, que é uma das idealizadoras do blog, aderiu à rima? Sabe quem também gostou? A mima! Obrigado.

      Excluir
  7. Meu amigo JL, agradeço publicamente a gentil acolhida em sua casa onde fomos brindados,eu e minha mulher, com sua companhia, com a simpatia de sua mulher e com os impagáveis momentos desfrutados ao lado de Dona J. Além disso, e para coroar o momento, foram servidas deliciosas bruschettas, vinho, carne e massa, tudo eleborado pela J. 2 sob os olhos atentos de J. 1.
    Obrigado, meu amigo. Tudo delicioso e os momentos para apreciar e degustar.
    Receba meus agradecimentos, um beijo na J.2 e um beijo carinhoso na J. 1.
    Do seu amigo BS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BS, obrigado pela mensagem. Competentes as meninas, a grande chefe, autora dos pratos, J1 e a subchefe J2.

      Excluir
  8. Huuuuummm...deu água na boca!
    Ainda mais por eu conhecer muito bem e há muitos anos os dotes culinários dessa vovozinha tão amada por todos.
    Parabéns, tio Jesus, o blog a cada postagem fica mais interessante.
    Gosto muito de fazer visitinhas por aqui e viajar um pouco nas imagens e nos poemas.
    Beijos, Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju querida, obrigado. Suas visitinhas são muito bem-vindas.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Emoção! Santos! São Paulo

O cruzeiro é moeda antiga, em desuso, não vale nada! Já o cruzeiro de navio em Santos é atração valorizada! Tudo vai depender da interpretação que é dada! Os navios que saem do terminal de Santos são enormes, com mais de quatro mil passageiros de capacidade! Os cruzeiros são concorridos, é a busca da felicidade! As pessoas vão ao estuário para vê-los passar! Celulares, câmeras e drones prontos a filmar, a fotografar! Mãos a abanar, embarcação a apitar! É uma festa no canal!  Há gente de todo lugar, um espetáculo universal! O navio passa ligeiro! É passageiro! Há os que ficam e os que vão! Tudo é motivo de comemoração! É como chuva de verão! As águas que vêm, logo se vão! Se a vida é um sopro, que haja emoção! Viva!!! Boa viagem!!! Esses que puxam conversa sobre se  chove ou não chove - não poderão ir  para o Céu! Lá faz sempre bom tempo... Mario Quintana

Na rua, com amor! Lisboa! Portugal

  Lisboa é a capital de Portugal! A cidade foi quase totalmente destruída por um terremoto em 1755. Coube ao Marquês de Pombal traçar os planos de reconstrução. Ele disse que era necessário enterrar os mortos, cuidar dos vivos e reconstruir a cidade! E agiu com rapidez, trazendo prosperidade ao povo português! E pelas ruas reconstruídas pelo Marquês, que se chamava Sebastião, é que me entrego de coração, com esforço e câmera na mão, para buscar o movimento e a emoção! Boa viagem!!! "Lisboa-me, meu amor. Lisboa-me de Tejo. Lisboa-me de Fado e Mouraria. Lisboa-me na luz e na calçada. Lisboa-me de noite e de dia. Lisboa-me, amor, Lisboa-me!" José Paulo Santos

a bruxa de riquewihr - alsácia - frança

Riquewihr é um vilarejo medieval. É também conhecido por suas bruxas. Diz a lenda que um casal que vivia muito bem veio a se separar por causa da guerra. O marido faleceu de grave ferimento. A esposa sofreu muito, recolheu-se e passou a viver só, na companhia de seu gato preto. Os moradores a apelidaram de bruxa. Certo dia ela saiu de casa. O vilarejo estava tomado. O inimigo apavorou-se com seu longo soluço - era de tristeza pela morte de seu amado - e fugiu. Ela foi considerada benfeitora e protetora do lugar. Os habitantes passaram a colocar uma bruxinha em suas janelas para proteger suas moradias. E nesse vilarejo apareceu o homem de ilusões. Apreciava o vinho. Adorava as mulheres. Naquela manhã fria de inverno, uma refeição forte e um vinho da região aqueceriam seu corpo. Na rua principal do vilarejo havia muita opção. Restaurantes, negociantes de vinho, degustação. Ele procurou algo de seu agrado, desceu escadas íngremes em busca do vinho e tomou alguns goles antes do