Pular para o conteúdo principal

lembrança da infância - votorantim - sp

O dottore, como o chamo carinhosamente, me contou que na infância passava as férias em votorantim, no sítio dos tios. E deixou escapar uma curiosidade. Como estaria hoje a cidade?, outrora sertaneja e bucólica?, segundo suas palavras. As boas lembranças da infância fazem bem à alma.  Uma viagem ao passado, época de criança, como descobrir seu sonho, o que ficara em sua lembrança? E o que lá haveria hoje em dia? É tudo uma fantasia. Imaginação. Lápis de cor pra pintar a fotografia. Votorantim fica ao lado de sorocaba. A igreja de santa helena, antiga construção. Ao lado está a fábrica. A cachoeira da chave fica na cidade. A creche castelo dos sonhos, onde as operárias deixavam os filhos. De estilo inglês, construída no final do século 19.  O pescador no rio sorocaba a mais ou menos 100 km da capital. A represa feita pela light em 1911, denominada itupararanga. Aparece um fusca na fotografia. Algum já haveria naquele tempo a rodar pela bucólica cidade? Não se preocupe dottore!, não revelarei sua idade. Ah, os tropeiros vão passar. Um cavalo é pra você montar. Logo à frente você vai se recordar.  Estradinha de terra, árvores, plantação, passarinho, cantoria...  Por favor, diga ao titio e à titia que muito agradeço. Todos me proporcionaram grande alegria. Graças a vocês surgiu essa historinha. Obrigado!  Sementinha que germinou! Agora é com você! Como é, já chegou?







































"Ser capaz de olhar para
a sua vida passada com satisfação
é viver duas vezes"

(marcial)






Comentários

  1. Muito lindooo! O dottore vai chorar quando olhar e relembrar momentos que não mais voltarão, mas da mente e do coração nunca sairão. rsrsrsrs. Parabéns! Lékita.

    ResponderExcluir
  2. Dizem alguns: "Prefiro os sonhos do futuro do que as histórias do passado"
    Outros até dizem: "É melhor esquecer e sorrir do que lembrar e chorar."
    Mas, impossível esquecer os tempos de criança. No íntimo de cada um de nós existe a criança que já fomos. Esta criança é a base do que nos tornamos, de quem somos e quem seremos." (Neurocientista Dr R. Joseph).
    Ir ao passado é respeitar o presente e se conformar com o futuro (B.S.).
    Belo lugar, belas fotos e certamente trouxe belas lembranças a quem de direito.
    Abraços do BS.

    ResponderExcluir
  3. Meu querido amigo:
    Já se foram mais de sessenta anos e você me leva de volta a Votorantim.
    Sim, diria eu, é a quase Votorantim do menino franzino dos seus oito ou nove anos.
    Muita coisa, de lá para cá, mudou e nem seria de se esperar que não mudasse.
    Assim mesmo, deu para sentir o cheiro do mato, ver a cor da estrada poeirenta e os cavalos e seus cavaleiros.As flores e os telhados avermelhados são os mesmos.
    Os pinguinhos d'água batendo no rosto do rio onde pescávamos, eu e meu tio, no velho bote de madeira,ele na popa, remando com um varejão de bambu.
    Automóveis ? Os fuscas vieram bem depois. Naquele tempo, carroças e o trem maria fumaça que fazia duas viagens para Sorocaba, de manhã e de tarde.O transporte preferido.
    Senti, também, o friozinho e a neblina da noite que esfumaçava as estrelas abundantes e os pés de mangueiras e jaqueiras, cujos frutos eram fartos e dulcíssimos.E o chocolate quente servido pela tia Wanda na cama antes de dormir ? Nem me fale !
    Tudo isso e mais um pouco que a minha lembrança evocou, devo às mãos e espirito generosos do meu condottiere preferido. Eu já o disse antes. Deus, ops, digo Jesus lhe pague.
    Il dottore.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns... Maravilhosas imagens. Poesia em cores. Justa a homenagem. Merecida. Abraco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Emoção! Santos! São Paulo

O cruzeiro é moeda antiga, em desuso, não vale nada! Já o cruzeiro de navio em Santos é atração valorizada! Tudo vai depender da interpretação que é dada! Os navios que saem do terminal de Santos são enormes, com mais de quatro mil passageiros de capacidade! Os cruzeiros são concorridos, é a busca da felicidade! As pessoas vão ao estuário para vê-los passar! Celulares, câmeras e drones prontos a filmar, a fotografar! Mãos a abanar, embarcação a apitar! É uma festa no canal!  Há gente de todo lugar, um espetáculo universal! O navio passa ligeiro! É passageiro! Há os que ficam e os que vão! Tudo é motivo de comemoração! É como chuva de verão! As águas que vêm, logo se vão! Se a vida é um sopro, que haja emoção! Viva!!! Boa viagem!!! Esses que puxam conversa sobre se  chove ou não chove - não poderão ir  para o Céu! Lá faz sempre bom tempo... Mario Quintana

Na rua, com amor! Lisboa! Portugal

  Lisboa é a capital de Portugal! A cidade foi quase totalmente destruída por um terremoto em 1755. Coube ao Marquês de Pombal traçar os planos de reconstrução. Ele disse que era necessário enterrar os mortos, cuidar dos vivos e reconstruir a cidade! E agiu com rapidez, trazendo prosperidade ao povo português! E pelas ruas reconstruídas pelo Marquês, que se chamava Sebastião, é que me entrego de coração, com esforço e câmera na mão, para buscar o movimento e a emoção! Boa viagem!!! "Lisboa-me, meu amor. Lisboa-me de Tejo. Lisboa-me de Fado e Mouraria. Lisboa-me na luz e na calçada. Lisboa-me de noite e de dia. Lisboa-me, amor, Lisboa-me!" José Paulo Santos

a bruxa de riquewihr - alsácia - frança

Riquewihr é um vilarejo medieval. É também conhecido por suas bruxas. Diz a lenda que um casal que vivia muito bem veio a se separar por causa da guerra. O marido faleceu de grave ferimento. A esposa sofreu muito, recolheu-se e passou a viver só, na companhia de seu gato preto. Os moradores a apelidaram de bruxa. Certo dia ela saiu de casa. O vilarejo estava tomado. O inimigo apavorou-se com seu longo soluço - era de tristeza pela morte de seu amado - e fugiu. Ela foi considerada benfeitora e protetora do lugar. Os habitantes passaram a colocar uma bruxinha em suas janelas para proteger suas moradias. E nesse vilarejo apareceu o homem de ilusões. Apreciava o vinho. Adorava as mulheres. Naquela manhã fria de inverno, uma refeição forte e um vinho da região aqueceriam seu corpo. Na rua principal do vilarejo havia muita opção. Restaurantes, negociantes de vinho, degustação. Ele procurou algo de seu agrado, desceu escadas íngremes em busca do vinho e tomou alguns goles antes do