Pular para o conteúdo principal

um chimarrão ao cair da tarde - santana do livramento - rs

Em santana do livramento, na fronteira oeste do rio grande do sul, onde o brasil encontra o uruguai, é costume as pessoas tomarem o chimarrão na calçada. As cadeiras são postas na frente das residências. É um momento de confraternização. Quando o sol começa a baixar no final da jornada, iluminando a fachada, inicia-se a roda do chimarrão. A rua silveira martins é arborizada. A sombra é valorizada. E na rivadavia corrêa o casario é colorido. Ali estão a praça e a igreja. O caminho é florido. Bom passeio! E aproveite o chimarrão, tchê! É "tribom"!, mas há divergência.
























"Nunca usei bombacha, não gosto de chimarrão e nem de me lembrar da última vez que subi num cavalo. Aliás, o cavalo também não gosta"

luís fernando veríssimo









Comentários

  1. A Silveira Martins foi onde me criei. Muito futebol joguei nessa rua. Muito pedalei pelas calçadas. belas fotos jesus
    abraço
    Ramão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta alegria, um depoimento de quem lá viveu. E mais, de quem ao blog o nome deu. A partir de sua idéia, este blog nasceu. Obrigado querido ramão, amigão!

      Excluir
  2. Tio Jesus, que belas lembranças vieram à tona de meus olhos lacrimejantes ao ver estas fotos!!!
    Parabéns pelas capturas! Lindíssimas!!!
    Beijos, Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju querida! Estou com saudade dessa menina linda! Obrigado!

      Excluir
  3. Adorei a homenagem a minha terra amada que me adotou... Não nasci em Livramento, mas é o lugar onde me criei, estudei, trabalhei, fiz muitos amigos. Quantas lembranças boas que revivi vendo as fotos. Bj Lekita.

    Algumas lembranças:
    Ramão, Vânia, eu, Marina, Laura, Iara, João, Zéca.. e muitos outros andamos muito de bici, brincamos de carrinho de rolimã, de bolinhos de terra, de tarzan ... eta coisa boa!!

    ResponderExcluir
  4. Jesus,é incrivel como tu fotografas bem!!Parece que estou lá vendo as ruas onde me criei,a cidade eu tanto amo e os lugares que não saem da minha lembrança.Beijos amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o comentário. O objetivo é esse mesmo: levar você ao lugar por meio da fotografia. E quando consigo, quanta alegria! Obrigado! E beijos a você também!

      Excluir
  5. Jesus,esse depoimento é meu:Iara Maria Morsch Passos,kkkkkk,sou fera em computação,não liga não....,até rimou....kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iara, quer dizer que a gata de olhos azuis virou fera? kkkkkkk Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  6. Como sempre, PERFEITO!!!!!!!!!!!!!
    Fiquei meio "longe", mas estou de volta.
    Parabéns Jesus!
    abrços

    ResponderExcluir
  7. Como sempre, PERFEITO!!!!!!!!!!!!!
    Fiquei meio "longe", mas estou de volta.
    Parabéns Jesus!
    abrços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Emoção! Santos! São Paulo

O cruzeiro é moeda antiga, em desuso, não vale nada! Já o cruzeiro de navio em Santos é atração valorizada! Tudo vai depender da interpretação que é dada! Os navios que saem do terminal de Santos são enormes, com mais de quatro mil passageiros de capacidade! Os cruzeiros são concorridos, é a busca da felicidade! As pessoas vão ao estuário para vê-los passar! Celulares, câmeras e drones prontos a filmar, a fotografar! Mãos a abanar, embarcação a apitar! É uma festa no canal!  Há gente de todo lugar, um espetáculo universal! O navio passa ligeiro! É passageiro! Há os que ficam e os que vão! Tudo é motivo de comemoração! É como chuva de verão! As águas que vêm, logo se vão! Se a vida é um sopro, que haja emoção! Viva!!! Boa viagem!!! Esses que puxam conversa sobre se  chove ou não chove - não poderão ir  para o Céu! Lá faz sempre bom tempo... Mario Quintana

Na rua, com amor! Lisboa! Portugal

  Lisboa é a capital de Portugal! A cidade foi quase totalmente destruída por um terremoto em 1755. Coube ao Marquês de Pombal traçar os planos de reconstrução. Ele disse que era necessário enterrar os mortos, cuidar dos vivos e reconstruir a cidade! E agiu com rapidez, trazendo prosperidade ao povo português! E pelas ruas reconstruídas pelo Marquês, que se chamava Sebastião, é que me entrego de coração, com esforço e câmera na mão, para buscar o movimento e a emoção! Boa viagem!!! "Lisboa-me, meu amor. Lisboa-me de Tejo. Lisboa-me de Fado e Mouraria. Lisboa-me na luz e na calçada. Lisboa-me de noite e de dia. Lisboa-me, amor, Lisboa-me!" José Paulo Santos

a bruxa de riquewihr - alsácia - frança

Riquewihr é um vilarejo medieval. É também conhecido por suas bruxas. Diz a lenda que um casal que vivia muito bem veio a se separar por causa da guerra. O marido faleceu de grave ferimento. A esposa sofreu muito, recolheu-se e passou a viver só, na companhia de seu gato preto. Os moradores a apelidaram de bruxa. Certo dia ela saiu de casa. O vilarejo estava tomado. O inimigo apavorou-se com seu longo soluço - era de tristeza pela morte de seu amado - e fugiu. Ela foi considerada benfeitora e protetora do lugar. Os habitantes passaram a colocar uma bruxinha em suas janelas para proteger suas moradias. E nesse vilarejo apareceu o homem de ilusões. Apreciava o vinho. Adorava as mulheres. Naquela manhã fria de inverno, uma refeição forte e um vinho da região aqueceriam seu corpo. Na rua principal do vilarejo havia muita opção. Restaurantes, negociantes de vinho, degustação. Ele procurou algo de seu agrado, desceu escadas íngremes em busca do vinho e tomou alguns goles antes do