Pular para o conteúdo principal

desfile do folclore - olímpia - anos 70 - sp

Morei em olímpia dos 12 aos 17 anos de idade. 5 anos de alegria. Cidade menina moça. Famosa pelas meninas bonitas. E também por ser a capital do folclore. Meu querido professor de português, josé santana, era um apaixonado pelo festival. Meu tio de rio preto, que fazia com ele a faculdade de direito, o chamava de rei do folclore. Uma semana de festa. Os grupos folclóricos vinham de várias partes do país e davam um show. Agitavam a cidade. No domingo, último dia, acontecia o desfile. Eu também ia pra rua. O rolo de filme tinha 36 fotos. O "fotógrafo" não tinha recurso financeiro para mais chapas. Época de slides. Mais econômico. Hoje encontrei no mercado um pequeno aparelho para digitalizá-los. Vamos ver como ficou? E também quem aparece! Coisa boa a gente jamais esquece! Ah!, que surpresa ao editar! Minha avó está de vermelho na janela de casa a admirar. Esse desfile aconteceu há mais ou menos 40 anos. A rua é a coronel francisco nogueira. Palco de diversão. Olímpia vive no meu coração. Obrigado!




























































"O passado não reconhece o seu lugar:
está sempre presente"

mario quintana







Comentários

  1. Jesus, onde você guardou estas raridades?
    Acho que tenho uma da Rancheira de Carreirinha... lembra?
    Amei!
    Beijos e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!, então você gostou né? Gostaria de ver uma da rancheira de carreirinha. Era nossa dança gaúcha, tchê!. Muito obrigado e um beijo pra você também!

      Excluir
  2. Jesus, fiquei super contente em achar uma foto minha no seu blog. Agora tambem tenho uma lembranca daquela epoca boa. Um abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que honra! Receber um comentário da moça bonita da primeira foto. Eu também fiquei muito contente com a publicação e por encontrar uma foto sua. Obrigado Claudia!

      Excluir
  3. Que bacana, Jesus! Matei a saudade daqueles desfiles, onde pude, por algumas vezes, participar! Parabéns por sua atitude em compartilhar estas fotos com tanta gente!Muito bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana! Eu adorava o desfile. Também ia pra rua, tirar fotografia. Vocês faziam o espetáculo. Parabéns! E obrigado!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Emoção! Santos! São Paulo

O cruzeiro é moeda antiga, em desuso, não vale nada! Já o cruzeiro de navio em Santos é atração valorizada! Tudo vai depender da interpretação que é dada! Os navios que saem do terminal de Santos são enormes, com mais de quatro mil passageiros de capacidade! Os cruzeiros são concorridos, é a busca da felicidade! As pessoas vão ao estuário para vê-los passar! Celulares, câmeras e drones prontos a filmar, a fotografar! Mãos a abanar, embarcação a apitar! É uma festa no canal!  Há gente de todo lugar, um espetáculo universal! O navio passa ligeiro! É passageiro! Há os que ficam e os que vão! Tudo é motivo de comemoração! É como chuva de verão! As águas que vêm, logo se vão! Se a vida é um sopro, que haja emoção! Viva!!! Boa viagem!!! Esses que puxam conversa sobre se  chove ou não chove - não poderão ir  para o Céu! Lá faz sempre bom tempo... Mario Quintana

Na rua, com amor! Lisboa! Portugal

  Lisboa é a capital de Portugal! A cidade foi quase totalmente destruída por um terremoto em 1755. Coube ao Marquês de Pombal traçar os planos de reconstrução. Ele disse que era necessário enterrar os mortos, cuidar dos vivos e reconstruir a cidade! E agiu com rapidez, trazendo prosperidade ao povo português! E pelas ruas reconstruídas pelo Marquês, que se chamava Sebastião, é que me entrego de coração, com esforço e câmera na mão, para buscar o movimento e a emoção! Boa viagem!!! "Lisboa-me, meu amor. Lisboa-me de Tejo. Lisboa-me de Fado e Mouraria. Lisboa-me na luz e na calçada. Lisboa-me de noite e de dia. Lisboa-me, amor, Lisboa-me!" José Paulo Santos

a bruxa de riquewihr - alsácia - frança

Riquewihr é um vilarejo medieval. É também conhecido por suas bruxas. Diz a lenda que um casal que vivia muito bem veio a se separar por causa da guerra. O marido faleceu de grave ferimento. A esposa sofreu muito, recolheu-se e passou a viver só, na companhia de seu gato preto. Os moradores a apelidaram de bruxa. Certo dia ela saiu de casa. O vilarejo estava tomado. O inimigo apavorou-se com seu longo soluço - era de tristeza pela morte de seu amado - e fugiu. Ela foi considerada benfeitora e protetora do lugar. Os habitantes passaram a colocar uma bruxinha em suas janelas para proteger suas moradias. E nesse vilarejo apareceu o homem de ilusões. Apreciava o vinho. Adorava as mulheres. Naquela manhã fria de inverno, uma refeição forte e um vinho da região aqueceriam seu corpo. Na rua principal do vilarejo havia muita opção. Restaurantes, negociantes de vinho, degustação. Ele procurou algo de seu agrado, desceu escadas íngremes em busca do vinho e tomou alguns goles antes do