Pular para o conteúdo principal

o cantante das arcadas - paris - frança



Noite escura, pouco iluminada, a lua surgia entre as nuvens, clareava. Trazia um pouco de luz àquele ambiente sombrio do início de 1600, época remota, de muita lama. Era bom andar de bota. O pé afundava quando chovia, o animal escorregava, a noite era fria. É a volta ao passado. Naquele espaço não havia janela, a luz era de vela. E alguém a espreitar. Barba branca. Vestimenta escura a contrastar. Debaixo dos arcos aquela pessoa despertava curiosidade. Encostara-se na parede sólida, bem debaixo da placa de rua. Será que seu interesse era por alguma mulher nua? No mesmo cenário outro homem solitário. No chão, ao seu lado, algo como um caixão.  Paredes descascadas, tijolo aparente, pouca gente. Por ali já passou muito rei. E também muita rainha. A luz é de lampião.















Ali é seu palco, seu chão, seu mundo de ilusão. Solta a voz. É um cantante de música clássica. O ambiente é adequado, tem um aparelho de som, é bem acompanhado. A apresentação é gratuita, mas o artista aceita uma moeda. Qualquer uma o satisfaz, mas tem algo que mais o apraz. Ao interpretar é fácil constatar que sua vida é cantar.  E a platéia atenta a admirar!









Poderia dizer que se trata do cantante da arcada. A lua, logo acima da fachada, ilumina o protagonista, sua luz inspira o artista.  É a natureza a contribuir com toda essa beleza.





"Amo a vida, o ruído e a agitação das grandes cidades.
O movimento obriga à observação dos costumes"

robert walser - escritor suíço 
(1878-1956)





Comentários

  1. Parabéns Jesus!GOSTEI MUITO!
    a HISTÓRIA FICOU MUITO LEGAL!
    Legal.
    ASS:PABLO

    ResponderExcluir
  2. Parabens, achei otimo!!!tanto as fotos como a narração e mensagem. ``continue´´ os amigos agradecerão sempre.La viejita

    ResponderExcluir
  3. Tudo muito lindo....!! momentos inesquecíveis... Parabéns! Lékita.

    ResponderExcluir
  4. lindoooooo de +. Veinha! Parabéns compadrito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado veinha! Acho que é sua segunda mensaginha!

      Excluir
  5. Bravo! Agora fico na expectativa pelo reencontro com o Cantante. Carla

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

pavão do castelo de são jorge - lisboa - portugal

Delícias! Centro Histórico - São Paulo

  Depois de um tempo sem ir ao centro de São Paulo, volto pela primeira vez neste ano de 2025, cheio de esperança, com a câmera na mão, feliz como criança! Pego o ônibus e desço na estação Sumaré da linha verde do metrô. Dali vou até a estação Paraíso, onde embarco no trem da linha azul para descer na estação São Bento. Na esquina da rua Boa Vista com a ladeira Porto Geral as luzes que encontro no caminho me lembram de Times Square em Nova Yorque! Sigo no rumo do antigo Banespão, hoje Santander, como se estivesse indo ao Empire State Building! Na verdade, apesar da beleza desses edifícios, meu passo é firme na direção de um prédio menor, bem menor. Ao me aproximar, já identifico dois colegas na porta da doceria da rua Álvares Penteado, onde iremos degustar o bolo de bolacha e em seguida sair para fotografar a cidade, na busca de mais felicidade! Como faço para dali extrair alguma belezura? O engraxate da esquina diz que tem muita feiúra! Olho à minha volta, tento conter a...

Abençoado! Sombras e Sombrinhas! Avenida Paulista! São Paulo

 Quando criança costumava deitar no chão frio da casa para amenizar o intenso calor de minha cidade natal! E dali, debaixo de tudo, contemplava meu pequeno mundo! Viajava por paisagens incríveis pintadas por minha mãe e expostas em quadros pendurados nas paredes! Eram vários os temas, muitos deles verdes! Alguns de cores amenas, com reflexos que apareciam no chão molhado, com sombrinhas coloridas e que me deixavam encantado! Guardo na memória essa lembrança, que tanto alegrava uma criança! Aqueles rabiscos que se apresentavam na tela, o movimento, tudo era motivo de atenção, de decifrar a novidade, de vir a entender bem mais tarde, que ali estava a felicidade! Agradeço muito à minha mãe por tanto ensinamento, dedicação e amor, às vésperas de seu aniversário, o que me faz sentir um abençoado e ainda estar até hoje ao meu lado! Viva!!!