O dottore, como o chamo carinhosamente, me contou que na infância passava as férias em votorantim, no sítio dos tios. E deixou escapar uma curiosidade. Como estaria hoje a cidade?, outrora sertaneja e bucólica?, segundo suas palavras. As boas lembranças da infância fazem bem à alma. Uma viagem ao passado, época de criança, como descobrir seu sonho, o que ficara em sua lembrança? E o que lá haveria hoje em dia? É tudo uma fantasia. Imaginação. Lápis de cor pra pintar a fotografia. Votorantim fica ao lado de sorocaba. A igreja de santa helena, antiga construção. Ao lado está a fábrica. A cachoeira da chave fica na cidade. A creche castelo dos sonhos, onde as operárias deixavam os filhos. De estilo inglês, construída no final do século 19. O pescador no rio sorocaba a mais ou menos 100 km da capital. A represa feita pela light em 1911, denominada itupararanga. Aparece um fusca na fotografia. Algum já haveria naquele tempo a rodar pela bucólica cidade? Não se preocupe dottore!, não revelarei sua idade. Ah, os tropeiros vão passar. Um cavalo é pra você montar. Logo à frente você vai se recordar. Estradinha de terra, árvores, plantação, passarinho, cantoria... Por favor, diga ao titio e à titia que muito agradeço. Todos me proporcionaram grande alegria. Graças a vocês surgiu essa historinha. Obrigado! Sementinha que germinou! Agora é com você! Como é, já chegou?




"Ser capaz de olhar para
a sua vida passada com satisfação
é viver duas vezes"
(marcial)
Muito lindooo! O dottore vai chorar quando olhar e relembrar momentos que não mais voltarão, mas da mente e do coração nunca sairão. rsrsrsrs. Parabéns! Lékita.
ResponderExcluirDizem alguns: "Prefiro os sonhos do futuro do que as histórias do passado"
ResponderExcluirOutros até dizem: "É melhor esquecer e sorrir do que lembrar e chorar."
Mas, impossível esquecer os tempos de criança. No íntimo de cada um de nós existe a criança que já fomos. Esta criança é a base do que nos tornamos, de quem somos e quem seremos." (Neurocientista Dr R. Joseph).
Ir ao passado é respeitar o presente e se conformar com o futuro (B.S.).
Belo lugar, belas fotos e certamente trouxe belas lembranças a quem de direito.
Abraços do BS.
Meu querido amigo:
ResponderExcluirJá se foram mais de sessenta anos e você me leva de volta a Votorantim.
Sim, diria eu, é a quase Votorantim do menino franzino dos seus oito ou nove anos.
Muita coisa, de lá para cá, mudou e nem seria de se esperar que não mudasse.
Assim mesmo, deu para sentir o cheiro do mato, ver a cor da estrada poeirenta e os cavalos e seus cavaleiros.As flores e os telhados avermelhados são os mesmos.
Os pinguinhos d'água batendo no rosto do rio onde pescávamos, eu e meu tio, no velho bote de madeira,ele na popa, remando com um varejão de bambu.
Automóveis ? Os fuscas vieram bem depois. Naquele tempo, carroças e o trem maria fumaça que fazia duas viagens para Sorocaba, de manhã e de tarde.O transporte preferido.
Senti, também, o friozinho e a neblina da noite que esfumaçava as estrelas abundantes e os pés de mangueiras e jaqueiras, cujos frutos eram fartos e dulcíssimos.E o chocolate quente servido pela tia Wanda na cama antes de dormir ? Nem me fale !
Tudo isso e mais um pouco que a minha lembrança evocou, devo às mãos e espirito generosos do meu condottiere preferido. Eu já o disse antes. Deus, ops, digo Jesus lhe pague.
Il dottore.
Parabéns... Maravilhosas imagens. Poesia em cores. Justa a homenagem. Merecida. Abraco
ResponderExcluir