Pular para o conteúdo principal

desfile do folclore - olímpia - anos 70 - sp

Morei em olímpia dos 12 aos 17 anos de idade. 5 anos de alegria. Cidade menina moça. Famosa pelas meninas bonitas. E também por ser a capital do folclore. Meu querido professor de português, josé santana, era um apaixonado pelo festival. Meu tio de rio preto, que fazia com ele a faculdade de direito, o chamava de rei do folclore. Uma semana de festa. Os grupos folclóricos vinham de várias partes do país e davam um show. Agitavam a cidade. No domingo, último dia, acontecia o desfile. Eu também ia pra rua. O rolo de filme tinha 36 fotos. O "fotógrafo" não tinha recurso financeiro para mais chapas. Época de slides. Mais econômico. Hoje encontrei no mercado um pequeno aparelho para digitalizá-los. Vamos ver como ficou? E também quem aparece! Coisa boa a gente jamais esquece! Ah!, que surpresa ao editar! Minha avó está de vermelho na janela de casa a admirar. Esse desfile aconteceu há mais ou menos 40 anos. A rua é a coronel francisco nogueira. Palco de diversão. Olímpia vive no meu coração. Obrigado!




























































"O passado não reconhece o seu lugar:
está sempre presente"

mario quintana







Comentários

  1. Jesus, onde você guardou estas raridades?
    Acho que tenho uma da Rancheira de Carreirinha... lembra?
    Amei!
    Beijos e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!, então você gostou né? Gostaria de ver uma da rancheira de carreirinha. Era nossa dança gaúcha, tchê!. Muito obrigado e um beijo pra você também!

      Excluir
  2. Jesus, fiquei super contente em achar uma foto minha no seu blog. Agora tambem tenho uma lembranca daquela epoca boa. Um abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que honra! Receber um comentário da moça bonita da primeira foto. Eu também fiquei muito contente com a publicação e por encontrar uma foto sua. Obrigado Claudia!

      Excluir
  3. Que bacana, Jesus! Matei a saudade daqueles desfiles, onde pude, por algumas vezes, participar! Parabéns por sua atitude em compartilhar estas fotos com tanta gente!Muito bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana! Eu adorava o desfile. Também ia pra rua, tirar fotografia. Vocês faziam o espetáculo. Parabéns! E obrigado!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

pavão do castelo de são jorge - lisboa - portugal

Delícias! Centro Histórico - São Paulo

  Depois de um tempo sem ir ao centro de São Paulo, volto pela primeira vez neste ano de 2025, cheio de esperança, com a câmera na mão, feliz como criança! Pego o ônibus e desço na estação Sumaré da linha verde do metrô. Dali vou até a estação Paraíso, onde embarco no trem da linha azul para descer na estação São Bento. Na esquina da rua Boa Vista com a ladeira Porto Geral as luzes que encontro no caminho me lembram de Times Square em Nova Yorque! Sigo no rumo do antigo Banespão, hoje Santander, como se estivesse indo ao Empire State Building! Na verdade, apesar da beleza desses edifícios, meu passo é firme na direção de um prédio menor, bem menor. Ao me aproximar, já identifico dois colegas na porta da doceria da rua Álvares Penteado, onde iremos degustar o bolo de bolacha e em seguida sair para fotografar a cidade, na busca de mais felicidade! Como faço para dali extrair alguma belezura? O engraxate da esquina diz que tem muita feiúra! Olho à minha volta, tento conter a...

Abençoado! Sombras e Sombrinhas! Avenida Paulista! São Paulo

 Quando criança costumava deitar no chão frio da casa para amenizar o intenso calor de minha cidade natal! E dali, debaixo de tudo, contemplava meu pequeno mundo! Viajava por paisagens incríveis pintadas por minha mãe e expostas em quadros pendurados nas paredes! Eram vários os temas, muitos deles verdes! Alguns de cores amenas, com reflexos que apareciam no chão molhado, com sombrinhas coloridas e que me deixavam encantado! Guardo na memória essa lembrança, que tanto alegrava uma criança! Aqueles rabiscos que se apresentavam na tela, o movimento, tudo era motivo de atenção, de decifrar a novidade, de vir a entender bem mais tarde, que ali estava a felicidade! Agradeço muito à minha mãe por tanto ensinamento, dedicação e amor, às vésperas de seu aniversário, o que me faz sentir um abençoado e ainda estar até hoje ao meu lado! Viva!!!