Pular para o conteúdo principal

a atração de montmartre - paris - frança









Montmartre está no alto da colina, chamada de butte pelos parisienses. A igreja de sacré-coeur é uma de suas atrações. O lugar é de ruas íngremes, escadarias, é necessário subir, subir, andar e andar, bom preparo físico é preciso para chegar.   Reduto de artistas, hoje tem muitos retratistas e caricaturistas. 


































A escadaria da igreja estava repleta. Multidão. Hoje outra seria a atração. Nada tradicional, o show prometia, o artista eu não conhecia. Rapaz simples, jovem, 22 anos, jogador. Eu, mero espectador.  Trocamos algumas palavras. Samba!, disse-me com um sorriso ao saber de minha nacionalidade. Ronaldinho, o gaúcho, o inspirou. Estiveram juntos no paris saint germain, confidenciou.
Para minha surpresa, em seguida veio a música. Letra brasileira. Lambada. O título: chorando se foi. A cantora é kaoma.

"Chorando estará ao lembrar de um amor
Que um dia não soube cuidar
Canção, riso e dor, melodia de amor
Um momento que fica no ar"

E foi assim, no ar, que tudo começou. Em cima de uma pequena base de cimento, uma mureta, ao som da lambada, proporcionou a todos um grande momento.  











 O trenzinho passou durante o show. E parou. Plástica, elasticidade, muito controle do artista, habilidade. Mais gente o admirou. 




E agora? A bola é lançada para trás! Ela não pode cair. O show tem que prosseguir. O espaço é diminuto. O olhar fixo, os olhos bem abertos. Ela sobe, parece que demora a descer, que passa mais de um minuto. 






Vira-se rapidamente, busca a melhor posição, braços abertos, equilíbrio é preciso. É a vida! E ali é a sua vida, a queda é perigosa, o buraco é fundo, há uma jornada a cumprir neste mundo. Ele não pode cair, tem que prosseguir.




E que categoria!, estica a perna, controla, dá um trato na bola, chama-a de meu amor e depois a traz para seu peito. Ela não cai, com tanto respeito e carinho, quer ficar ali, juntinho.







São onze fotos, a minha seleção. O protagonista é um campeão! Aplausos intermináveis. A lambada deu mais emoção. A platéia foi à loucura. Desceu para cumprimentar o futebolista, reconheceu o artista. Imagem forte a seguir. Na frente da igreja, pode lembrar a cruz. Nada disso, é apenas a luz!




"O homem e o destino têm
sempre projetos diferentes"

(publilio siro)




Comentários

  1. O lugar, as imagens, a perfeição dos movimentos, o lindo texto, todo o conjunto me fez pensar que no céu também se joga futebol.
    O post foi gol!
    G

    ResponderExcluir
  2. Sensacional! muito bom.
    muito bonito o texto, e ainda mais do assunto que mais gosto: futebol.
    Parabéns Jesus, seu blog esta cada vez melhor.
    Agora estou de férias e poderei acompanhar o blog com mais frequência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

pavão do castelo de são jorge - lisboa - portugal

Delícias! Centro Histórico - São Paulo

  Depois de um tempo sem ir ao centro de São Paulo, volto pela primeira vez neste ano de 2025, cheio de esperança, com a câmera na mão, feliz como criança! Pego o ônibus e desço na estação Sumaré da linha verde do metrô. Dali vou até a estação Paraíso, onde embarco no trem da linha azul para descer na estação São Bento. Na esquina da rua Boa Vista com a ladeira Porto Geral as luzes que encontro no caminho me lembram de Times Square em Nova Yorque! Sigo no rumo do antigo Banespão, hoje Santander, como se estivesse indo ao Empire State Building! Na verdade, apesar da beleza desses edifícios, meu passo é firme na direção de um prédio menor, bem menor. Ao me aproximar, já identifico dois colegas na porta da doceria da rua Álvares Penteado, onde iremos degustar o bolo de bolacha e em seguida sair para fotografar a cidade, na busca de mais felicidade! Como faço para dali extrair alguma belezura? O engraxate da esquina diz que tem muita feiúra! Olho à minha volta, tento conter a...

Abençoado! Sombras e Sombrinhas! Avenida Paulista! São Paulo

 Quando criança costumava deitar no chão frio da casa para amenizar o intenso calor de minha cidade natal! E dali, debaixo de tudo, contemplava meu pequeno mundo! Viajava por paisagens incríveis pintadas por minha mãe e expostas em quadros pendurados nas paredes! Eram vários os temas, muitos deles verdes! Alguns de cores amenas, com reflexos que apareciam no chão molhado, com sombrinhas coloridas e que me deixavam encantado! Guardo na memória essa lembrança, que tanto alegrava uma criança! Aqueles rabiscos que se apresentavam na tela, o movimento, tudo era motivo de atenção, de decifrar a novidade, de vir a entender bem mais tarde, que ali estava a felicidade! Agradeço muito à minha mãe por tanto ensinamento, dedicação e amor, às vésperas de seu aniversário, o que me faz sentir um abençoado e ainda estar até hoje ao meu lado! Viva!!!