Pular para o conteúdo principal

comidinhas da vovó julia - são paulo - brasil











Quem não se lembra da comidinha da vovó? A vovó já trabalhou fora, se aposentou, está em casa agora. É a comida caseira. Faz bem à saúde! O corpo e a alma agradecem. Parabéns à artista. Ela merece homenagem.  Entrar na cozinha é sua alegria, por a mão na massa, criar o prato do dia. Ela aproveita o pão amanhecido para fazer a bruschetta, pica a cebola, o tomate, temperinho verde. O tempero é de salada. Pode adicionar pimenta. Levar o pãozinho ao forno. Não esquecer de untar a forma. Quando o pão estiver quente, adicionar a salada e queijo ralado. Deixar até o queijo derreter. Pronto, é muito bom, você vai ver!






















Em seguida vem a empanada. A carne é moída, a cebola ralada, o ovo cozido, o alho picado, a azeitona cortada, o pimentão também ralado. Tempero verde, sal e pimenta a gosto. Adicionar uva passa ao final, depois de preparado o guisado. Armadas as empanadas, pincelar com ovo. Assar e em seguida degustar. Você vai adorar.












Hora da tortilha de batata. Cozinhar seis batatas médias, temperar. Deixar um pouco na geladeira para ficarem firmes. Em seguida cortá-las em rodelas e numa frigideira com um fio de azeite e uma colher pequenina de manteiga, dourá-las de ambos os lados. Num recipiente separado, bater três claras em ponto de neve, colocar as gemas, uma colher pequena de fermento, uma fritada de cebola com pimentão, tempero verde, pimenta e sal. Adicionar as batatas, misturar bem e voltar tudo para a frigideira, novamente untada. Quando tudo estiver bem firme, virar. Basta uma arremessada. Capriche na virada!














Panquecas de carne ou verdura. Feitas pela vovó, que é uma fofura. Bater no liquidificador um ovo, um copo e meio de leite, um copo de farinha de trigo, duas colheres de maizena, meia colherinha de fermento, uma xícara pequena - de café - de óleo, sal e uma pitada de açúcar. Bater até misturar bem todos os ingredientes. Deixar tudo num recipiente por 20 minutos na geladeira. Untar uma frigideira com óleo e manteiga, despejar o conteúdo com uma concha até cobrir o fundo da frigideira. A camada deve ser fina. Com uma espátula desprender pelos lados. Virar e dourar. Recheio a gosto. A carne é o guisado já mostrado. E a verdura da foto é a escarola, que após lavada vai ao microondas por 2 minutos. Espremida e picada, leve-a à frigideira com uma fritada de cebola, alho e pimentão. Tempere com sal, ovo cozido picado e pimenta. Rechear as panquecas, cobri-las com molho de tomate e queijo e levá-las ao forno. Pronto!













E agora o quibe vegetariano. Feito com espinafre e cenoura, por uma  querida "senhoura". A preparação do espinafre é a mesma da escarola que foi na panqueca. Aqui vai cenoura ralada. Descansar o trigo em água quente por 20 minutos. Espremer. Não esquecer da fritada, juntando-a ao espinafre e à cenoura. Temperar com hortelã picada, tempero verde, sal, pimenta, azeite e meia colherinha de canela em pó. Amassar bem. Colocar tudo numa assadeira untada, cortar em cubos, regar com azeite e levar ao forno para assar. É leve e saudável. Você vai amar. 





















"Boa cozinheira! O cumê cheira!"
(dito popular)













Comentários

  1. Mamita vamos sentir saudade desses dias que passamos inventando pratos,indo na feira, e falando besteiras... e de quebra ainda ajuda na postagem. Bjs obrigada e volte sempre. Grande CHEF. Lékita.

    Je muita criatividade na postagem...parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada filhinha. Véinha!

    ResponderExcluir
  3. Esa viejita es muy especial!!!
    Estoy muy celosa…
    Querida viejita quiero probar todo o que haces ahí.
    Te amo mucho y estoy extrañándote
    Besos.

    ResponderExcluir
  4. Hola querida familia, que bonita!!! estais tía!!! Sabía yo de tus dotes culinarios, lo que no sabía era de tus dotes de "artista" posando para las cámaras y enseñando tanto!! talento.
    Los felicito!!!
    Y mi primita Chef? donde está con sus platos? he oido hablar muy bien!! de ellos.
    Besos a todos!!!
    Mirtita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirtita amada! Gracias por el mensaje... te queremos mucho. Estoy loca de ""saudade""de mis hijos prestados. Cuándo uds van aparecer por aca?? Besitos Lékita.

      Excluir
  5. hummmmmmm!!!!! Deu água na boca...hummmmmm!!!!! Que vovó linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios. Venha degustar... de vovó julia

      Excluir
  6. Que vovó linda? Hummm... Vovó Fofura tem admirador na área. Agora, simbora pra Caxias porque essa postagem fez minha barriga roncar. Até a Carolina que só gosta de leite quer essas delícias provar. Bjs Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinha! Até vc, que é uma das idealizadoras do blog, aderiu à rima? Sabe quem também gostou? A mima! Obrigado.

      Excluir
  7. Meu amigo JL, agradeço publicamente a gentil acolhida em sua casa onde fomos brindados,eu e minha mulher, com sua companhia, com a simpatia de sua mulher e com os impagáveis momentos desfrutados ao lado de Dona J. Além disso, e para coroar o momento, foram servidas deliciosas bruschettas, vinho, carne e massa, tudo eleborado pela J. 2 sob os olhos atentos de J. 1.
    Obrigado, meu amigo. Tudo delicioso e os momentos para apreciar e degustar.
    Receba meus agradecimentos, um beijo na J.2 e um beijo carinhoso na J. 1.
    Do seu amigo BS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BS, obrigado pela mensagem. Competentes as meninas, a grande chefe, autora dos pratos, J1 e a subchefe J2.

      Excluir
  8. Huuuuummm...deu água na boca!
    Ainda mais por eu conhecer muito bem e há muitos anos os dotes culinários dessa vovozinha tão amada por todos.
    Parabéns, tio Jesus, o blog a cada postagem fica mais interessante.
    Gosto muito de fazer visitinhas por aqui e viajar um pouco nas imagens e nos poemas.
    Beijos, Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju querida, obrigado. Suas visitinhas são muito bem-vindas.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bandido do pão de queijo! Rua Oscar Freire! São Paulo!

Você gosta de pão de queijo? As fotos são da Rua Oscar Freire e essa iguaria que dá alegria está numa travessa, dá para ir a pé sem pressa! Pode descer no metrô Oscar Freire. Antes de sair à rua e se tornar mais um passante, vai subir bastante escada rolante! De dia ou de noite tem atração! É divertido o caminho até chegar à casa do pão! O tesouro numa cesta coberta é mantido! Seria para manter a temperatura e dar mais prazer ao ser mordido? Fica  meio escondido, talvez protegido de algum bandido que possa aparecer esfomeado e não ter paciência até ser servido! Que maravilha! A massa, a forma, a crocância, a quentura, tudo ali é uma gostosura! Fui de manhã e apenas dois comi! Confesso que durante o dia me arrependi, fiquei apaixonado e não resisti! Voltei à tarde e me perdi! O verdadeiro bandido me senti! Viva!!!   Na frase:  Eu odeio pão de queijo! R: O sujeito não sou eu. Pão de Queijo da Roça

a bruxa de riquewihr - alsácia - frança

Riquewihr é um vilarejo medieval. É também conhecido por suas bruxas. Diz a lenda que um casal que vivia muito bem veio a se separar por causa da guerra. O marido faleceu de grave ferimento. A esposa sofreu muito, recolheu-se e passou a viver só, na companhia de seu gato preto. Os moradores a apelidaram de bruxa. Certo dia ela saiu de casa. O vilarejo estava tomado. O inimigo apavorou-se com seu longo soluço - era de tristeza pela morte de seu amado - e fugiu. Ela foi considerada benfeitora e protetora do lugar. Os habitantes passaram a colocar uma bruxinha em suas janelas para proteger suas moradias. E nesse vilarejo apareceu o homem de ilusões. Apreciava o vinho. Adorava as mulheres. Naquela manhã fria de inverno, uma refeição forte e um vinho da região aqueceriam seu corpo. Na rua principal do vilarejo havia muita opção. Restaurantes, negociantes de vinho, degustação. Ele procurou algo de seu agrado, desceu escadas íngremes em busca do vinho e tomou alguns goles antes do ...

Derivativo! Ponta da Praia! Santos!

Sou muito agradecido à Lourdes! Alma bondosa, muito me auxiliou nesta vida! É uma querida! Ao comentar uma foto que publiquei, ela me deu bom dia e acrescentou: como é bom olhar o mar! Logo me veio a lembrança de uma frase que me foi dita há muitos anos por um protetor e por quem também tenho gratidão e amor! Era sobre o mar! A imagem que formei naquele dia, desse pensamento que me foi externado naquele momento, me dá conforto e alegria! O mar diverte, distrai; serviria como fuga à realidade para esquecer a contrariedade? Se há emoção na contemplação, serviria para atenuar a frustração? Quanta questão! Vamos lá então, parar com essa enrolação e finalizar a publicação! E de modo positivo! O que me foi dito é que o mar é derivativo! Viva!!! O essencial faz a vida  valer a pena Mario de Andrade